Número de visualizações

sexta-feira, 10 de junho de 2011

GRAÇAS AO ESPÍRITO SANTO



Quem não está com Deus neste mundo, como pode pretender estar com Ele no mundo futuro?




Como sei que Deus está em mim e eu Nele? Responde São João: “Que Deus permanece em nós, sabemos pelo Espírito que nos deu.” (1 João 3,24). Sim, o Espírito Santo que você recebeu do Pai e de Jesus no batismo e na crisma é Quem lhe dá a certeza de que Deus mora em você.


Jesus garantiu aos apóstolos: “Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós. [...] O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.” (João 14,15-17.26).

Feliz de você se tiver fé e acolher em seu coração o Espírito do Senhor. Viverá em Deus e Deus viverá em você.


É preciso, porém, ficar atento porque dentro de você há também um “inimigo” que combate o Espírito Santo. São Paulo se queixava que dentro dele sentia duas forças contrastantes: uma que o atraía para o bem, outra que o arrastava para o mal.


Quem de nós não as conhece também? Elas partem ao meio nosso íntimo, às vezes nos estraçalham. Não há nada pior para o ser humano do que perder a unidade interior: para que lado ir? A essas atrações contrárias, São Paulo dava o nome de “Espírito” e “carne”: o Espírito eleva, a carne oprime.


Ele explicava aos Gálatas: “Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja uma vida carnal. Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer. [...] Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito” (Gálatas 5,16-17.25).


De fato, o coração humano é disputado tanto pelo bem como pelo mal, tanto por Deus quanto por seu inimigo, o Maligno. O que você precisa fazer é, cada dia mais, educar sua liberdade a optar por Deus, pelo bem, pelo Espírito. Tanto dentro como fora de você, os atrativos do mal são grandes e numerosos. A toda hora você é solicitado em diversas direções. É necessário estar preparado para essas batalhas.


Aqui é importantíssima a vigilância: viver atento a fim de não ser surpreendido por momentos de fraqueza, que é quando você é arrastado para o mal. A vigilância necessita do reforço da oração, como fizeram Jesus e os santos. A oração o fortalece e deixa preparado para qualquer combate, de tal modo que não haverá perigo de cair. Viver sem rezar e, na hora da refrega, fazer alguma oração apressada, é muito pouco e, geralmente, muito tarde. A oração constante, diária, o espírito de oração, isso, sim, o deixa preparado.


Você, como todos, é feito de carne, isto é, é um ser frágil. Mas o Espírito de Deus habita em você: Ele vence qualquer inimigo. Graças a Ele, você é forte da força de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário