No Sacramento da Confissão temos a coragem de pegar de novo na mão de Deus
No tempo quaresmal praticamos o jejum, a oração e a misericórdia. Mas também somos chamados à conversão.
O segundo mandamento da Igreja nos convida a confessarmos ao menos uma vez por ano.
O tempo favorável a essa confissão é o da quaresma, quando fazemos uma introspecção, analisando a nossa conduta e propondo metas para melhor vivermos nossa vida cristã.
É claro que podemos escolher outra época do ano; o bom seria se confessássemos uma vez ao mês. Mas a grandeza da confissão no período quaresmal reside no fato de que estamos nos preparando para a grande festa do Ano Litúrgico, a Ressurreição do Nosso Senhor.
É como quando nos preparamos para ir a uma festa: ninguém quer ir sujo! Pelo contrário, tomamos banho, nos perfumamos e vestimos nossa melhor roupa.
Não é diferente com a Festa do Senhor. A confissão tem o poder de nos deixar limpos, preparados para receber o Cristo Ressuscitado!
Sabemos que muitas pessoas questionam o sacramento da Confissão. Dizem que não se confessam porque quem tem o poder de nos perdoar é Deus, e não o sacerdote que também é pecador.
Mas penso que essa desculpa é por vergonha, por medo de revelar seus erros. O engraçado é que, para pecar, todo mundo é corajoso, não é mesmo?!
É verdade que quem perdoa é Deus, mas Jesus, quando apareceu pela primeira vez aos apóstolos após a sua ressurreição, conferiu a eles o poder da absolvição dos pecados: “Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos” (Jo 20,23).
Os sacerdotes são os apóstolos de hoje, são os escolhidos para ministrarem os sacramentos instituídos por Jesus e, portanto, é em nome de Jesus que eles perdoam os nossos pecados. Quem já se confessou sabe disso!
Portanto deixemos de ser cristãos “mais ou menos”! Não importa se o padre ou o bispo é pecador. O importante é querermos a conversão após o pecado, levantar após a queda, segurar na mão de Deus para sermos erguidos após nos debatermos num mar de lama. Vamos renascer com Jesus!
Aproveitemos essa oportunidade, então! Ainda há tempo! Ontem as confissões comunitária e auricular (individual) aconteceram na Catedral, mas elas se realizarão em outras paróquias também. Na porta da sacristia da Catedral está afixado o cartaz contendo as datas e os locais das confissões. Todos os dias os padres da Catedral atendem confissões à tarde, é só procurar a secretaria e agendar um horário.
Sejamos tímidos para o pecado e corajosos para a conversão! Que Deus nos abençoe!
Convidamos a todos, também, a participarem do Seminário de Dons que está ocorrendo nas reuniões do EJ. Os visitantes também podem participar. Sábado próximo será de responsabilidade do Círculo Amarelo, com o tema: Dom da Fortaleza. Não deixe de participar! Vamos fortalecer a nossa caminhada espiritual!
Nenhum comentário:
Postar um comentário