Começamos a Semana Santa! Caminhamos rumo à Grande Festa do Senhor!
Somos convidados a incorporar o papel de apóstolos de Jesus: devemos estar com ele em todos os seus passos. Ele precisa da nossa presença nesse momento crucial de sua história.
Porém, não podemos dormir, assim como fizeram os discípulos no monte das Oliveiras. Jesus vai sofrer uma grande agonia, e necessita que estejamos acordados: “Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai para que não entreis em tentação!”(Lc 22,46). Precisamos vigiar e orar!
Domingo tivemos a felicidade de aclamar o Rei dos reis com ramos e reviver sua entrada triunfal em Jerusalém: Tu és o Rei dos Reis, o Deus do Céu deu-te reino, força e glória, e entregou em tuas mãos a nossa história. Tu és Rei e o amor é tua lei!
Que alegria aclamar o Senhor!
Contudo, o mais importante ainda está por vir: o Tríduo Pascal.
A Quinta-feira Santa nos convoca à humildade, a qual Jesus viveu e pregou durante toda a sua vida e, como não poderia ser diferente, na Última Ceia, quando lavou os pés de seus discípulos: “Qualquer dentre vós que quiser ser grande, que se faça servo.” (Mc 10, 43). E, ainda, relembraremos a instituição da Eucaristia, o Cordeiro que se doa por nós e que se faz alimento em todas as celebrações: “Tomai e comei, isto é o meu corpo.” (Mc 14,22).
Na Sexta-feira da Paixão, sofreremos com Jesus os passos da via sacra, beijaremos a Santa Cruz que é sinal de nossa salvação. Peçamos à Virgem Maria que partilhe conosco a força que ela teve ao acompanhar o seu filho, mesmo vendo o que os homens faziam com ele, e sabendo que a morte estava por vir. Vamos juntos diminuir a humilhação do nosso Senhor.
E, no Sábado, cantaremos Aleluia! O Senhor ressuscitou! Ele cumpriu a sua promessa. A celebração do Sábado Santo é a mais bonita de todas as celebrações do ano litúrgico. O Círio Pascal, a Grande Vela que simboliza Jesus, luz do mundo, recebe os cravos que relembram as cinco chagas do Senhor. Nele também são gravadas as letras alfa e ômega, sinal de que Cristo é o princípio e o fim de tudo.
Que maravilhas o Senhor fará aos nossos olhos! Portanto, não vamos cochilar! Façamos o compromisso de seguir os passos de Jesus para que tenhamos uma santa semana.
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário