Seminário de dons do Espírito Santo
Dia 16/04/2011
Círculo Amarelo e Azul
Dom da Ciência
Palestrante: Ricardo Nogueira Maisch
*Alguns pontos:
Vamos Partilhar.....
O que é o dom da Ciência ?
Primeiramente, é importante ressaltar que Deus é completo, Deus e seus dons não se dividem, sendo que não há como falar de um dom sem mencionar o outro; mas a Igreja, os divide, para melhor compreensão dos Cristãos.
Assim sendo, nós temos:
1) Dons clássicos ou ordinários do Espírito Santo – (...) Ex: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus
2) Dons extraordinários ou da efusão do Espírito Santo – (...) Ex: dom de orar em línguas, dentre outros.
Tanto nos dons ordinários quanto nos extraordinários encontramos o dom da ciência.
Os dons ajudam a entender os planos de Deus na vida de cada Cristão. Mas, também, nos capacita para superar o perigo da indiferença e do medo, para amar a Deus como Pai. Estes dons, ainda, empenham os Cristãos na luta por um mudo mais justo e humano e para preservar a fé e a esperança, mesmo em meio aos desafios e dificuldades.
Os dons resumem toda ação do Espírito Santo nas pessoas;
O cristão, crismado, deve ajudar a transformar o mundo, a sociedade em que vive (...).
Nós sabemos que o homem moderno, justamente, por causa do desenvolvimento da ciência é exposto, particularmente, à tentação em dar uma interpretação materialista do mundo.
Livro: O Cérebro Espiritual – Mario Beauregard e Denyse O´Leary – mostra de forma clara a importante da espiritualidade na evolução da ciência bem como para combater a visão materialista do mundo.
Nós precisamos estudar porque temos o compromisso étnico, social, com a dignidade da pessoa humana.
Ressalta-se que temos Bispos Biólogos, que vivem em laboratórios para, estudar e preservar a vida.
Livro de Matheus (C,V.) “a tentação à Deus através do prazer”
São Thomas de Aquino, escreve: “que o homem não estime as criaturas mais que elas merecem e não coloque nelas o propósito de sua vida, mas em Deus (Ct. Semma Theol, III-II, q.9, 4)”.
Somente o Dom da Ciência ajuda a compreender a criação de Deus em sua totalidade, reconhecendo o papel e o valor de cada parte dessa obra divina.
Observando o mundo com o dom da ciência, somos capazes de dar valor às coisas materiais, mas sempre subordinados ao valor absoluto de Deus.
Discussão Científica: a vida não é só matéria.
Os avanços científicos só não tomam proporções maiores por causa da Igreja que preserva a vida. (...). Ex: Charge. Questões sobre células tronco, pílula do dia seguinte.
“Reportagem: robôs russos ajudam crianças nas tarefas escolares.
É muito divertido, mas cansa muito rápido já que você tem que estar focado na tela. Mas, para quem, não pode assistir pessoalmente às aulas é uma boa opção”, explica a estudante.
É possível perceber que atrás desta dinâmica, avanços tecnológicos existe um mercado escravista;
Com os dons do Espírito Santo somos orientados a conhecer cada vez mais o nosso mundo, mas utilizar esse conhecimento para o bem comum e não apenas para um grupo específico.
Aquecimento global – duas correntes. Uma, diz que existe, e a outra não e explica que o aquecimento global, é apenas, uma forma de marketing, sensasionalismo. Obs: questões sobre a África – terreiro do mundo. Ver vídeo no youtube.
Deus inspirou o coração do homem para dimensionar a ciência;
4(quatro) dimensões:
1)Espiritual
2)Pastoral
3)Comunitária
4)Intelectual – Ciência
Deus nos permite uma maior contemplação científica e espiritual;
Doutores da Igreja: são os Santos que contribuíram para o entendimento e conhecimento da Igreja, em relação à ciência e espiritualidade, através dos estudos.
Podemos citar, alguns Santos, estudiosos, dentre eles:
São Thomas de Aquina (...)
Santo Antônio de Pádua “chamado de Arca do Tesouro”- iniciou os estudos bíblicos, articulou muito bem a ciência com a espiritualidade (..).
Santa Tereza de D´Ávila – inspirada pelo Espírito Santo (...)
Santa Terezinha do menino Jesus – Dra. da Igreja mais jovem; entrou aos 12 anos e faleceu aos 24 anos.
Livro: “História de uma alma”
Dom Helder Câmara - foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz “Não há penitência maior do que aquelas que Deus coloca em nosso caminho todos os dias”.
texto: Caroliny Lima