A reunião dessa semana foi toda feita em momentos de oração conduzidos por Kenedy. Foi uma reunião que nos ajudou a intensificar a nossa confiança e restaurar as nossas forças.
Relembramos que Deus vem em nosso socorro com uma brisa leve, ele jamais vem de forma brusca, destruindo tudo que há em nós.
Kenedy nos contou sobre uma homilia de Dom Aloísio, que dizia que devemos fazer um processo de decantação em nós, de maneira que tudo que for ruim, que nos leve para longe de Deus pese e seja separado das coisas de Deus, das coisas que devemos buscar para chegarmos mais perto do Pai.
Jesus nos disse que somos os galhos da videira que é Ele, e por isso precisamos seguir sempre seus passos para darmos frutos, senão seremos “cortados” e “queimados” da árvore (Jo 15:1-8):
1. “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor.
2. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda.
3. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei.
4. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim.
5. Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, † como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer.
6. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
7. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.
8. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.”
Deus não quer que nenhum de seus escolhidos se perca, por isso Ele se deixa disponível a cada um de nós, para que possamos nos encher do Seu amor. Ele sente a nossa falta, nos querendo sempre grudados na árvore.
Quando oramos, podemos sentir uma paz e um calor em nosso coração, isso é a presença de Deus, essa paz é o que nos alimenta e fortalece.
Kenedy citou uma frase (que segundo pesquisas, é de Albert Einstein), que todo cristão sabe bem: "Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende da nossa vontade e perseverança." E essa perseverança ou persistência, é exercitada através da leitura da palavra, do terço, das orações diárias, do jejum e da confissão. É isso que nos dá a força necessária para que nem o vento no afaste da árvore.
Durante a reunião também nos foi lembrado que temos estar atentos às pessoas que estão do nosso lado, porque elas podem estar precisando de nós. Podemos ser úteis a alguém por meio de atos simples, como um conselho, um abraço, ou até mesmo só escutando o desabafo de outrem. É assim que conseguimos louvar a Deus no nosso dia-a-dia e levar Seu nome a outros lugares e pessoas.
E é para que possamos proclamar o nome de Deus todos os dias, que ontem (assim como deve ser feitos sempre) pedimos ao Pai que nos mostre quem está precisando da nossa ajuda, que nos indique como podemos servir a Tua vontade e sermos fiéis.
Só Deus pode transformar as nossa derrotas em vitórias, só ele pode ressuscitar os nossos corações, a prova disso é a passagem dos discípulos que iam a Emaús (Lc 24:13-31), pois Jesus depois de ressuscitado aparece e refaz a sua atitude da Santa Ceia, mostrando que estava vivo e reascendendo a esperança no coração dos discípulos:
13. Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns dez quilômetros de Jerusalém.
14. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.
16. Os seus olhos, porém, estavam como vendados, incapazes de reconhecê-lo.
17. Então Jesus perguntou: “O que andais conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste,
18. e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “És tu o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes dias?”
19. Ele perguntou: “Que foi?” Eles responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e diante de todo o povo.
20. Os sumos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.
21. Nós esperávamos que fosse ele quem libertaria Israel; mas, com tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram!
22. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos assustaram. Elas foram de madrugada ao túmulo
23. e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que ele está vivo.
24. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém viu”.
25. Então ele lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!
26. Não era necessário que o Cristo sofresse tudo isso para entrar na sua glória?”
27. E, começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele.
28. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, ele fez de conta que ia adiante.
29. Eles, porém, insistiram: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Ele entrou para ficar com eles.
30. Depois que se sentou à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles.
31. Neste momento, seus olhos se abriram, e eles o reconheceram. Ele, porém, desapareceu da vista deles.
Kenedy não nos deixou esquecer também que Maria é a intercessora incansável, e que é ela quem esmaga a cabeça da serpente, ela é a porta do céu.
Porta do céu – Pe. Fábio de Melo
Se a dor te toma por demais
Se o mundo não te crê jamais
Sabe, pois, que há alguém por ti
Orando, intercedendo, há sim!
Puro esplendor e amor de mãe
Sacrário vivo de Deus Pai
Em ti Maria eu encontrei
A vida que pra mim eu quis
Imaginei como seria o paraíso de Jesus
Com paz e harmonia em nossos corações
Pra sempre então seria eterno em louvor
Aquele que um dia veio e nos salvou
Ó Mãe santíssima, me leva a Deus
E pra sempre exultarei com cantos
Tenros de louvor, buscando a salvação
E nessa hora que eu te rogo aqui
Dentro em meu peito está a vontade
De te conhecer, Maria tu que és porta do céu
Nenhum comentário:
Postar um comentário