Na liturgia deste domingo relembramos a passagem do Bom Pastor, onde Jesus deixa claro para nós que somente Ele é a porta que nos conduz para a vida eterna, e vida em abundância.
Enquanto eu escutava a homilia do Pe. Erivelton, eu visualizava as ovelhas seguindo o pastor, mas em especial, a ovelha que se perdia do rebanho.
Quando uma ovelha se desgarra do rebanho, ela fica exposta aos ladrões, aos lobos e a todo tipo de perigo.
É o que acontece conosco quando nos afastamos do nosso Pastor, Jesus Cristo. A cada passo que damos em direção contrária a Ele, vamos ficando expostos às tentações e armadilhas do inimigo, e quando nos damos conta, já estamos perdidos e não mais sabemos como voltar. Somos tomados de medo e pavor, e a primeira coisa que fazemos é clamar a Deus, como uma ovelha desesperada que berra por pedido de socorro.
E assim como naquela outra parábola em que Jesus nos fala que o Reino dos Céus é semelhante ao pastor que deixa suas 99 ovelhas e vai atrás daquela que está perdida, o Senhor ouve o nosso clamor e vai ao nosso encontro e, quando se depara conosco, faz grande festa.
É sempre assim, o Bom Pastor faz uma grande festa quando uma de suas ovelhas que estava perdida retorna a Casa.
Apesar de sermos bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo, Deus trata a cada um de nós como se fôssemos únicos. Ele é capaz de trocar reinos por nós, abrir mares para que possamos atravessar. E se preciso fosse, daria novamente, com toda certeza, a vida por nós.
Aquele que não procede de Deus e vem até nós é ladrão e enganador, e só quer retirar a nossa vida e tudo de maravilhoso que Deus plantou em nosso coração. Não nos deixemos levar pelo Tentador: ele só procura nos enganar!
O cristão que é obediente à Voz do Senhor é como aquela ovelha que pasta feliz, pois segue a voz e os passos de seu pastor. Como é bom caminhar seguindo os passos de Jesus, confiantes Nele. É como diz o Salmo 23: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.”
Como é bom confiar em Jesus e saber que Ele tudo providenciará para nós! Digo isso por experiência própria. Minha família e eu já passamos por dificuldades financeiras, de saúde, desentendimentos, mas por depositarmos nossa confiança no Senhor, Ele nunca nos faltou.
Portanto, que possamos sempre olhar para Jesus e responder a Ele como Pedro disse quando muitos deixaram de seguir ao Mestre, e este perguntou aos Apóstolos se também eles queriam ir embora. Pedro, com toda a sabedoria do Espírito Santo, disse: “A quem iremos nós, Senhor, se só tu tens palavras de vida eterna?”
Quem segue o Senhor entra por uma porta que leva à vida plena e em abundância. Que queiramos sempre tê-Lo como nosso único Pastor.
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário