Número de visualizações

quarta-feira, 2 de março de 2011

Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem
Na 1ª leitura de hoje, retirada do livro do Eclesiástico. 36,1-2a.5-6.13, podemos contemplar uma linda oração de intercessão:


"Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. Infundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós.Que eles vos reconheçam, como nós reconhecemos, que não há Deus além de vós, Senhor. Fazei novos milagres, renovai os prodígios. Reuni as tribos todas de Jacó, e dai-lhes a herança como no tempo antigo."

Constantemente em nossa família, no trabalho, no cotidiano, somos magoados por pessoas e, a nossa primeira ação é desejar que tudo de ruim aconteça com quem nos feriu. Julgamos todos os dias aqueles que andam errantes pelo mundo, que buscam sua felicidade em bens materiais, em prazeres carnais, em dependências diversas.
Como o filho mais velho da parábola do filho pródigo, para nós, o erro de nosso irmão é, muitas vezes, indigno de perdão.
Mas o Pai, em sua imensa sabedoria, vem nos dizer que estamos errados.
Jesus, quando ensinava ao povo no "Sermão da Montanha", dizia: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem...” (Mt 5, 43-44).
Por mais difícil que seja à espécie humana, devemos conduzir os nossos pensamentos e atitudes em direção ao próximo com compaixão.
Jesus amou Maria Madalena e Zaqueu em suas misérias, e amou todos os "pecadores" com quem ceava.
Nós devemos fazer o mesmo. Por mais que sejamos "humanos demais" para compreender, quando amamos o nosso irmão e pedimos a Deus por ele, são duas almas que se encaminham para a luz: a nossa e a dele.
Ao contrário de maldizermos, devemos evangelizar com amor todos os nossos irmãos que não conhecem a Deus, pois essa é uma obrigação de todo cristão.
Portanto, sempre que alguém lhe magoar ou que você encontre um irmão no pecado, faça a oração da leitura de hoje: Eclesiástico. 36,1-2a.5-6.13, e verá que, com o passar do tempo, ambos se tornarão pessoas melhores.
Grande Abraço! Que a Paz e o Amor do Senhor estejam com todos nós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário