MANDAMENTOS E CONFISSÃO
Você ainda lembra os Mandamentos da Lei de Deus? Aqui estão:
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar seu santo nome em vão.
3. Guardar os domingos e festas de guarda.
4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra a castidade.
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não desejar a mulher do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.
Com você vê, os mandamentos da Lei de Deus são dez. Os três primeiros se referem a Deus; os outros sete se referem aos nossos semelhantes. Entretanto, eles estão todos interligados: tanto faz violar um mandamento como outro, porque todos, de um modo ou de outro, atingem a Deus, ou diretamente (os três primeiros) ou indiretamente (os outros sete). Afinal, todos eles expressam a vontade de Deus.
Eis o motivo pelo qual São Tiago diz: “Quem pretende observar a Lei inteira, mas comete transgressão num só ponto, torna-se culpado contra toda a Lei. Pois aquele que disse: ‘Não cometerás adultério’, disse também: ‘Não matarás’. Portanto, se não cometes adultério, mas sim homicídio, te tornas transgressor da Lei.” (Tiago 2,10-11). Violar qualquer mandamento é sempre violar a Lei do Senhor, é desobedecer a seu Pai e Criador, é ofender o Deus de Amor.
Ao se preparar para o sacramento da Reconciliação, repasse mandamento por mandamento: é uma forma prática de fazer ao exame de consciência. E lembre-se de que, se você se esforça para amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a você mesmo, está pondo em prática toda a Lei, todos os Profetas e tudo o que Jesus ensinou no Evangelho.Como, porém, a fragilidade faz parte de cada um de nós, não se deixe abater se, por desventura, violar algum dos mandamentos de Deus. Não desanime por isso. Leia esta consoladora Palavra de Deus: “Se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. Ele é a oferenda de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.” (1 João 2,1-2).
Como Deus é bom Pai! Comovido pela fraqueza humana, enviou ao nosso encontro seu Filho. Jesus veio a nós com o coração transbordante de misericórdia. Sua maior solicitude foi acolher os pecadores e, por eles, dar a vida pregado numa cruz.
Por acaso, você pecou? Junto do Pai está Jesus como seu grande defensor e bom pastor que continua a se preocupar com suas fraquezas e intercede continuamente por você. Agradeça-Lhe e anime-se.
Está na hora de se levantar e voltar para os braços do Pai. Jesus o espera no Sacramento da Reconciliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário