Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deste ano em Madri, o Papa Bento XVI entregou aos jovens o YOUCAT, isto é, o “Catecismo jovem da Igreja católica”.
Esse jovem e belo Catecismo nasceu do coração de Bento XVI, que ama a juventude, esperança do mundo e da Igreja!
A edição é da “Paulus”, mas creio que você encontra em qualquer livraria católica do Brasil. É uma edição feita em Portugal, muito bem cuidada, bela, atraente, em cores, ilustrada, fruto de muito bom gosto e criatividade, convida à leitura e à reflexão. O “português de Portugal”, cá e lá, é um pouco diferente do falado no Brasil, mas isso não é impedimento para quem ama a própria fé, deseja conhecê-la e vivê-la.
No início, o Papa se dirige aos “queridos amigos e jovens” por meio de uma carta. Ele conta como nasceu a ideia desse Catecismo, que é a adaptação para os/as jovens do “Catecismo da Igreja Católica”.
O Papa escreve: “Muitas pessoas me dizem: os jovens de hoje não se interessam por isso”. Ele mesmo responde: “Duvido de que isto seja verdade e estou certo do que digo. Os jovens de hoje não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida. Um romance policial é excitante porque nos insere no destino de outras pessoas, que também poderia ser o nosso. Este livro é cativante porque fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós”.
Em seguida, Bento XVI convida os jovens a conhecerem a própria Fé:“Estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração... Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto. Lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet!”
O YOUCAT tem quatro partes:
A primeira parte responde à pergunta “Em que cremos” e aborda os temas seguintes: Por que podemos crer; Nós, seres humanos, somos abertos a Deus; Deus aproxima-se de nós, seres humanos; O ser humano responde a Deus; O Credo cristão; Creio em Deus Pai; Creio em Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus; Creio no Espírito Santo.
A segunda parte responde à pergunta ”Como celebramos os mistérios cristãos” e trata desses temas: Deus age em nós através de sinais sagrados; Deus e a Sagrada Liturgia; Como celebramos os mistérios de Cristo; Os sete sacramentos da Igreja; Sacramentos da iniciação (Batismo, Confirmação e Eucaristia); Sacramentos da cura (Penitência e Unção dos Enfermos); Sacramentos da comunhão e do envio (Ordem e Matrimônio); Outras celebrações litúrgicas.
A terceira parte trata do o tema ”A vida em Cristo” e explica: Para que estamos na Terra, o que devemos fazer e como nos ajuda o Espírito Santo de Deus; A dignidade do ser humano; A comunhão humana; Os Dez Mandamentos; Ama o Senhor, teu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todos os teus pensamentos; Ama o teu próximo como a ti mesmo.
A quarta parte responde à pergunta ”Como devemos orar” e explicita os temas que seguem: A oração na vida cristã; Orar: como Deus nos doa a sua presença; A fonte da oração; O caminho da oração; Pai Nosso, a oração do Senhor.
No fim, há dois índices: de conceitos e de definições dos conceitos mais importantes.
O texto é em perguntas e respostas numeradas, seguidas de breves explicações, acompanhadas de vinhetas às quais não falta certo humor... Há também informações postas às margens de cada página, referências aos números de perguntas sobre o mesmo assunto no próprio YOUCAT e aos números do grande “Catecismo da Igreja Católica”.
Enfim, é um texto bonito, alegre, simpático. Não é livro para ser lido de uma vez; é bom ler aos poucos, algumas perguntas por dia, como em “conta-gotas”, tentando compreender, procurando passar para a própria vida o que foi lido no livro:a Fé é para ser vivida.
Por isso, junto com a Bíblia, faça do YOUCAT o seu livro de cabeceira: o bom discípulo/a de Jesus conhece e vive a própria Fé.
ATENÇÃO PESSOAL... DOEM UM YOUCAT PARA O ACERVO DO EJC!
Nenhum comentário:
Postar um comentário