Número de visualizações

terça-feira, 3 de julho de 2012

A depressão surge quando deixamos o nosso corpo nos dominar


Na semana passada, em uma viagem a Montes Claros, participei de uma palestra cujo tema era a depressão.
 
O palestrante nos dizia que, para não nos tornarmos depressivos, devemos dominar o nosso corpo, e não permitir que este nos domine.
 
Quando, por algum motivo, começamos a nos queixar da vida, deixando que o cansaço e o sofrimento tomem conta de nós, estamos nos rendendo aos anseios do nosso físico, tornando-nos escravos dele; desgostosos da vida.
 
Aí, começamos a perder oportunidades, o que nos causará, futuramente, arrependimento e depressão.
 
Enquanto o Professor João Bosco palestrava, mencionou a história de sua irmã, também professora, que teve a oportunidade de cursar mestrado e doutorado no exterior. Porém, em certa fase de sua vida, conheceu o Pe. Jonas Abib, que a convidou para fazer parte da Canção Nova, quando essa comunidade ainda era uma chácara; e ela aceitou.
 
Não teve a aprovação de seus pais, pois, por ser criada em berço de ouro, não conseguiriam ver sua filha vivendo em condições mínimas.
 
Um dia, seus pais foram conhecer a Chácara Canção Nova, e encontraram sua filha com roupas simples, toda despenteada. Esta os chamou e perguntou se poderia voltar para casa, pois estava passando por dificuldades, as quais não estava acostumada.
Seu pai então, com sábias palavras, disse-lhe: 

“Eu nunca concordei com o que você fez, mas veja bem, você vai voltar para casa e tomar um bom banho quente, e vai ficar relaxada; vai comer uma comida saborosa e vai matar sua fome; vai beber uma água limpa e fresca, e vai matar sua sede; vai deitar-se em uma cada confortável, e matará seu sono. Mas você conseguirá conviver com a idéia de que, para matar suas necessidades físicas, você abandonou algo no qual acreditava?”..
 
Hoje, a irmã dele continua na Comunidade, é missionária, realizando missões no exterior, e também contraiu matrimônio na Canção Nova.
 
Se ela tivesse desistido diante das dificuldades físicas, e visse a grandiosidade que é a Canção Nova, hoje, possivelmente estaria convivendo com um sentimento de culpa e covardia tão grande, que a levaria à depressão.
 
Por fim, o palestrante explicou que tudo que ocorre em nossa vida é motivo de render graças a Deus; é dádiva divina. E que devemos navegar nessa vida, sem medo, porque navegar é preciso.
 
Quem não ousa, nunca poderá chegar a lugar algum. Só não erra aquele que nunca tentou.
 
Vamos navegar em nossa vida, sem perder as oportunidades que nos aparecem, pelo medo de que não dêem certo.
 
Sempre teremos um Deus que nos livra de toda a tristeza e depressão, mas é preciso deixar que o espírito controle o corpo.
 E jamais nos esqueçamos da lição de São Tiago: “Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre?Cante” (Tg
5, 13).
 
Eis o segredo para vencer a depressão!
 
Que o Senhor nos abençoe!

Um comentário:

  1. para nos libertarmos é preciso primeiro termos o conhecimento e depois temos a persistencia de nos autoaplicar.Tenório.

    ResponderExcluir