Número de visualizações

sábado, 30 de julho de 2011

atenção: versão portuguesa do hino da JMJ 2011 cantada por Aura Lyris, da Beatrix:


Pe. Paulo explica pudor e modéstia.
 Site oficial da Jornada Mundial da Juventude 2011: http://www.madrid11.com/es/multimedia/audio
No link acima é possivel baixar o hino do evento.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A COMUNHÃO DOS SANTOS



Há muita gente que quando reza a profissão de fé - o Creio - diz: “Creio na comunhão dos santos”, e não sabe o que está dizendo...
Entretanto, é uma das coisas mais lindas que pode acontecer com quem é discípulo de Jesus. No Creio, se diz: “Creio no Pai... Creio em Jesus Cristo, seu Filho... Creio no Espírito Santo...”. Em seguida se acrescenta: “Creio na Santa Igreja... na comunhão dos santos... na remissão dos pecados... na ressurreição da carne... na vida eterna”.
Tudo o que se diz após professar a fé no Espírito Santo refere-se à obra própria do Espírito, que é santificar. Por isso se fala de “santa” Igreja, de comunhão dos “santos”, de perdão dos pecados (santificação da pessoa), de ressurreição da carne (santificação plena do ser humano, corpo e espírito), de vida eterna (plenitude de santidade no céu.
Que é, então, a comunhão dos santos? Santos somos nós mesmos que, pelo batismo e pela vida divina que ele inseriu em nosso ser, vivemos da mesma vida de Deus Santo. São Paulo chamava normalmente os cristãos de suas comunidades de “santos”.




Qual é a razão pela qual todo batizado é santo? Todos sabem o que é um enxerto; o ramo enxertado, aos poucos, já não vive a sua própria vida, começa a viver da vida da árvore na qual foi enxertado.
É isto que acontece com a pessoa no batismo. Jesus, Filho de Deus, é o tronco; eu sou o ramo; o batismo é a operação de enxertar; desde esse momento, eu passo a viver também da vida divina de Jesus; começo a comungar com a vida de Jesus, a viver em comunhão com Jesus.
Que se deve concluir? Como Jesus é santo por excelência, o batizado que vive a comunhão com Jesus santo também é santo.
Quem me mantém unido a Jesus a ponto de eu viver a vida do próprio Jesus? O Espírito Santo – Amor Divino por excelência – é o laço de amor que me “amarra” e mantém continuamente unido a Jesus.
Ora, se estamos ligados a Jesus pelo laço vivo que é o Espírito Santo, se milhões de pessoas estão nessa situação como nós, que acontece? Que todos estamos em comunhão com Jesus e uns com os outros, porque todos estamos em Jesus e o mesmo Espírito Santo está em cada um de nós.
Jesus não disse: “Eu sou a videira e vós, os ramos.” (João 15,5)? Esta é a comunhão dos santos, vivida na Igreja, que faz com que o bem de um seja o bem de todos.

                Sim, eu creio na comunhão dos santos.


fonte:http://domhilario.blogspot.com/2011/07/comunhao-dos-santos-de-que-se-trata.html

quinta-feira, 28 de julho de 2011

  • A partir do próximo sábado o EJC já estará recebendo doações para composição do seu acervo (livros, revistas, palestras, DVDs). O material deve ser entregue aos responsáveis pelo projeto (Isis, Mayara, Eltom e Patricia Borges);
  • ATENÇÃO: Nesta quinta-feira no Bom Jesus, ás 19 horas missa com Pe. Wally.

No próximo sábado a RCC de Teófilo Otoni estará promovendo uma viagem a Poté para a Virada Radical no próximo fim de semana. O onibus sairá da Praça Tiradentes em frente a Katucha Calçados dia 30 (sábado) às 16:30 horas. Os interessados devem levar colchonete e roupa de cama e banho e confirmar a pelo 8808.2813.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

10 Conselhos de Bento XVI aos jovens





1) Conversar com Deus
“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: “Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar”. Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.

2) Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.

3) Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso ‘sim’ ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.

4) Estar alegres: querer ser santos
“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (…). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.

5) Deus: tema de conversa com os amigos

“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.

6) No Domingo, ir à Missa
“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente”.

7) Demonstrar que Deus não é triste
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não”.

8) Conhecer a fé

“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura”.

9) Ajudar: ser útil
“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes”.

10) Ler a Bíblia
“O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer CristoSão Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’”.

terça-feira, 26 de julho de 2011

REGULAMENTO ACERVO EJC

Segue para conhecimento de todos o Regulamento que regerá as regras do ACERVO DO EJC.



Encontro de Jovens com Cristo
Catedral/Teófilo Otoni


REGULAMENTO DO ACERVO

CAPÍTULO I
DO ACESSO E DO FUNCIONAMENTO
                Art. 1º.  O horário de funcionamento do acervo é das dezesseis horas e trinta minutos (16hs 30min) às dezenove horas (19hs), somente aos sábados.
                Art. 2º.  Todo usuário deve submeter o material bibliográfico em seu poder ao controle de entrada e saída do Acervo, quando solicitado por algum dos funcionários da Unidade de Informação.

                Art. 3º. Não é permitido fumar, comer e beber, bem como comercializar quaisquer produtos nas dependências do acervo.

CAPÍTULO II

DOS ASSOCIADOS E DAS INSCRIÇÕES

                Art. 4º.  Poderão ser associados, com direito ao empréstimo domiciliar todos os membros do Encontro de Jovens com Cristo (EJC).

CAPÍTULO III

DA CONSULTA

                Art. 5º.  São obras de consulta:
                I-LIVROS
                II-VIDEOS
                III-REVISTAS

CAPÍTULO IV

DO EMPRÉSTIMO

Art. 6º. As obras colocadas em disponibilização de empréstimo domiciliar obedecerão aos seguintes prazos:
                I-LIVRO: Duas (2) semanas.
                II-VIDEOS: Uma semana.
                III-REVISTAS: Uma semana.

CAPÍTULO V

DAS PENALIDADES

                Art. 7º. O usuário que não entregar as obras de consulta conforme estipulado no art. 6 deste regulamento pagará multa no valor de um real por dia de atraso e ficará suspenso de empréstimos até a quitação da multa.

                Art. 8º. Em caso de perda, má conservação do objeto de empréstimo o membro deve obedecer o art. seguinte.
Art. 9º. Para reposição de obras, o usuário deverá providenciar sua reposição ou indenização no prazo de uma semana.
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 10 º. Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Comissão do Acervo.

Quem honra seus pais encontra agrado em Deus

O quarto mandamento da Lei de Deus nos ordena que honremos nossos pais. A bíblia e a Constituição Federal também nos instruem a essa atitude.

É uma pena que nos tempos atuais os filhos estejam tão rebeldes, julgando serem os donos da verdade, ameaçando e até cometendo crimes hediondos contra seus pais.

A reflexão que hoje quero levar ao coração dos leitores deste texto é que, independente do que é moda hoje no mundo ou de como seja a nossa família, como cristãos, devemos ser obedientes aos que Deus nos pede.

Todos nós somos pecadores, e os nossos pais não fogem a essa regra. Portanto, não devemos esperar o impossível deles, se nós mesmos não somos capazes disso. Pelo contrário, devemos amá-los e respeitá-los com suas imperfeições.

Nos erros dos nossos pais, devemos ajudá-los, aconselhando-os com o dom do Conselho do Espírito. Eles também têm muito a aprender conosco, mas é essencial que essa partilha de experiências seja de uma maneira sábia e respeitosa.

Eu tive a graça de nascer em um lar cheio de amor. Meus pais sempre fizeram de tudo por nós. Por muitas vezes até erraram tentando nos agradar. Eles se sacrificam por nós todos os dias, buscando nos dar o melhor.

Como disse meu “painho Véi Éio”: para os pais, os filhos serão eternas crianças. E como disse minha “mainha Véia Rita”: até depois do casamento dos filhos os pais se preocupam, pois, enquanto eles ainda estavam na casas de seus pais, estes poderiam cuidar para que nada faltasse aos filhos, mas depois do casamento, uma nova família se constitui, e os pais já não podem fazer muita coisa.

E em meio a esse amor incondicional, nós, por muitas vezes, somos ingratos, não dando a nossos pais o valor que eles merecem.

O Livro do Eclesiástico, em seu capítulo 3, 1-18, vem nos dar uma grande lição de como ser bons filhos, e ainda afirma como uma promessa de Deus: “quem honra seu pai será perdoado de seus pecados e suas preces serão ouvidas” e ainda, “quem honra seu pai será honrado por seus filhos”.

Se seus pais são dedicados como os meus, é sua obrigação seguir o que versa o Livro do Eclesiástico.  Se eles são relapsos ou se você nem sequer os conheceu ou foi abandonado por eles, é seu dever perdoá-los de coração e depositá-los aos pés da cruz de Jesus, para que o Sangue do Cordeiro possa lavá-los e torná-los pessoas novas.

Se eles já partiram, peça a Deus que cuide deles e dê-lhes um bom lugar. Nada é impossível para aquele que crê.

E lembre-se: sois sal da terra e luz do mundo para a sua família e para todos que vos cercam.

A salvação é individual, mas eu não quero ir para o Céu sem a minha família. Você quer?

Que o Senhor nos abençoe!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

RELEASE REUNIÃO SABADO 23/07/2011


EJC- 14 ANOS !!!!

                                                           
                                                          Um sábado diferente!!!

Um sábado de reunião no EJC com sabor de FESTA, ALEGRIA, RECORDAÇÕES, CONQUISTAS, SONHOS, VITÓRIAS........





Há 14 anos jovens de Teófilo Otoni reúnem-se para louvar, adorar e agradecer a Deus pelas obras que realiza na vida de cada um.




Jovens que chegaram até aqui de diversas formas, histórias e contextos. Alguns conduzidos pelos pais, outros indicados poramigos, dando continuidade ao EAC, não importa como, mas todos com esse algo emcomum: O AMOR A DEUS.

Na reunião deste sábado houve momentos de muita emoção, como os testemunhos abençoados de Erlon, Tia Tininha e tio Felipe, Luciano, Láucia, João Paulo, entre outros... Jovens que doam seu tempo dedicam a vida por um amor maior. Jovens que cometeram erros em algum momento da vida, que buscam respostas, que querem apenas agradecer.


Tentei me colocar no lugar de cada um ali para poderescrever esse texto.
 Durante toda reunião pensei em como eu cheguei ao EJC, em como fui acolhida, nas mudanças que aconteceram comigo. E assim pude entender pelo menos um pouquinho no significado do EJC para os jovens. Apesar de não me sentir mais tão jovem assim em alguns momentos, eu percebi que a amizade, o companheirismo, a união, são elementos fundamentais para que o EJC continue existindo, sendo não só “mais um grupo de jovens católicos”, mas sim uma FAMÍLIA, a família EJC.

É saber que você não está sozinho, não interessa o que aconteça quem você é de onde vem, o que está buscando, não importa.

O papel do EJC em nossas vidas é um só: FAZER-NOS ENXERGAR E SENTIR QUE HÁ UM DEUS QUE NOS AMA INDEPENDENTEMENTE DO NOSSO PASSADO, CONVICÇÕES, SONHOS E DESEJOS.
Há um deus que conta com cada um de nós, um Deus que nos aceita assim.... “CHEIOS DE LIMITAÇÕES E IMPERFEIÇÕES”, Ele precisa exatamente dessas diferenças, pois só assim no conjunto dessas diferenças é que trocamos nossas experiências e crescemos com elas.
Assim como cada integrante dessa família, o próprio EJC está constantemente em transformação.



Entramos a partir de agora em contagem regressiva para o “debute” do grupo, ano que vem o EJC completará 15 anos de “vida”. E a partir de agora essa caminhada contará com dois novos coordenadores: Fábio e Láucia como foram anunciados por Vinícius e Nathália.  Não importa quem esteja na coordenação, o EJC é literalmente como uma família. Precisamos da figura de pai e mãe, com a diferença que nessafamília os pais tiram férias da gente, e outros novos pais entram em ação.
Foi sem dúvida nenhuma uma reunião abençoada. São 14 anos de EJC... São 14 anos de amizades, de sonhos, realizações....

Agradeçamos a Deus por esses 14 anos de caminhada.

PARABÉNS EJC!!!!


texto: Karyna Maciel
                                MAIS FOTOS PARA A TURMA DO EJ BAIXAR!!!



















                               

domingo, 24 de julho de 2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mas por causa de tua palavra, lançarei a rede


Muitas vezes, na busca do que almejamos, somos frustrados em nossas tentativas, o que nos vai desanimando.

Tentamos tantas vezes, e tantas são as frustrações, que desistimos no meio da caminhada, ou simplesmente nos acomodamos.

Eu digo por experiência própria. Na minha busca contínua para passar em concursos, por diversas vezes – na verdade, na maioria delas – fui frustrada com resultados negativos. Pensei em desistir, até questionei a Deus algumas vezes.

E é assim em toda a nossa vida, em todos os aspectos dela, diante dos obstáculos e da falta de retorno de nossos investimentos, começamos a desanimar e achar que tudo está perdido.

Mas o Senhor sempre vem nos pedir para não desistir, para lançarmos as redes novamente.

Assim como aconteceu certa vez com os pescadores, após Jesus ter pregado às margens do lago de Genesaré. Jesus sabia que eles estavam exaustos de tanto lançar as redes e nada pescar.  Os pescadores já haviam desistido da tarefa, e estavam arrumando suas redes, quando o Mestre solicitou que lançassem as redes mais uma vez.

Dentre eles estava Pedro, que de prontidão respondeu ao Senhor: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.”(Lc 5,5)

E eu não preciso nem dizer que a quantidade de peixes que eles pescaram foi tamanha, não é mesmo?!

Por mais trabalhoso que seja recomeçar tudo de novo, sempre que o Senhor pedir isso de nós, devemos fazê-lo, pois Ele sabe o que pede e sabe o que é melhor para nós.

Todas essas situações servem para provar a nossa fé.

Peçamos ao Senhor que nos oriente em nossa caminhada. Pode ser que Ele não queira que lancemos mais as redes ao norte, mas sim ao sul, e só saberemos disso se nos conectarmos com Ele através da oração e da comunhão, e formos obedientes ao que Ele nos pedir.

Pedro sabia que a palavra de Jesus iria levá-los à felicidade, e, por causa de sua obediência ao Mestre, ele e seus companheiros foram felizes em seu intento.

Confiemos no Mestre, pois Ele nunca brincará conosco ou zombará de nós.
Que o Senhor nos abençoe!

sábado, 16 de julho de 2011

Excursão Canção Nova



Esta sendo organizada uma excursão para a Canção Nova com a finalidade de participar do Acampamento de Cura e Libertação com o Padre Rufus, no período 11 a 15 de Novembro de 2011.
Caso tenha interesse, está sendo recolhido R$50,00 de entrada como sinal para garantir o seu lugar na excursão.
É um dos encontros mais surpreendentes do calendário anual da Comunidade Canção Nova, onde a graça Divina é derramada sem medida. Todas as pessoas que foram nesse encontro não voltaram mais as mesmas, sua concepção sobre a fé mudou radicalmente, a ponto de perceber que acreditar em Deus está muito além do que se imagina.
Caso tenha algum interesse entre em contato
   
Rogério Gonçalves
  
No pacote está incluído:
  • Transporte ida e volta
  • Visita a Basílica de Aparecida
  • Hospedagem (4 diárias)
  • Café da Manhã todos os dias
  • Kit Lanche no ônibus na Ida e Volta
  • Sorteio de Brindes
  • Caixa de Primeiros Socorros
  • Exibição de Filmes Bíblicos durante a viagem
  • Ônibus com Ar Condicionado, GPS, TV LCD e 2 motoristas



  
Valor Total  R$400,00

Entrada Julho......................50,00
1ª parcela Agosto..............100,00
2ª parcela Setembro.........100,00
3ª parcela Outubro............100,00
4ª parcela Novembro..........50,00

Obs: Refeições serão por conta do excursionista.Marmitex em torno de R$6,00No local do evento possui resaurante Self Service

Celular Oi: (33)8808.2813 ou email: 
rogerio2166@gmail.com