A juventude e todos os santos e santas
Celebramos hoje, na Igreja, o dia de todos os santos e santas, homens e mulheres que souberam em sua vida aceitar o chamado que Deus faz a todos nós: sermos co-laboradores do Reino e buscarmos nos identificar cada vez mais a Ele, suprema santidade! E hoje muitos pensam que não há mais santos, que ninguém busca a santidade. Quando na verdade, como cristãos e cristãs, devemos sempre buscar viver a santidade em nossa vida, em nosso cotidiano.
Encontramos ainda pessoas que afirmam que a juventude num tem nada de santidade, está longe dessa busca e jamais poderá entender o que é viver a santidade. Muitos ainda acham que para ser santo precisa ser aquela pessoa que só vive “no mundo da Lua”, uma pessoa que num fala quase nada, só vive rezando, num sai de dentro da Igreja, só usa roupa cumprida, etc. Quando na verdade somos chamados por Deus a viver a santidade no hoje da nossa história, mostrar os valores do ser cristão no mundo de hoje.
Como disse o Papa João Paulo II, nós precisamos de santos que usem calça jeans, que saiam com os amigos, que ouçam músicas, que se divirtam, que usem tênis. Pois o viver a santidade não é sair do mundo, mas ser presença de Deus no mundo em que vivemos. E temos milhares de exemplos de pessoas e, principalmente de jovens que buscam viver a santidade no seu dia-a-dia, sem deixar de ter essa linda característica da juventude.
Jovens que buscam viver os valores evangélicos onde estudam e trabalham. São pessoas honestas e justas que não se calam diante de situações de injustiças, mostrando que a vontade do Pai é que todos tenham vida e a tenham em abundância. Jovens que rezam, se encontram com Jesus e que vão ao encontro Dele nos mais pobres e necessitados. Jovens que cantam e encantam, levando a Palavra de Deus na sua vida e nas suas ações. É fácil percebermos um jovem “santo” nas ruas e nos lugares. São diferentes e se destacam pela sua alegria, simpatia, bondade e carinho para com as pessoas.
Jovens esses que demonstram seu amor para com Deus e para com os irmãos. Isso sim é viver a santidade em nossos dias, não aceitando as situações que vão contra o Evangelho e sempre buscando se configurar a Cristo, o Jovem por excelência e exemplo de santidade para todos nós. Percebemos essa busca em tantos olhares e sorrisos nas manifestações juvenis que estamos tendo nos últimos tempos. Milhares de jovens em Madri, no Bote Fé em São Paulo e no nosso inesquecível Eu Acredito na Juventude. Jovens cristãos demonstrando seu amor para com o Cristo e para com sua Mãe.
Como na imagem no início do post, os santos e santas de Deus que, ao longo da história foram se configurando a Cristo, são parecidos com todos nós! Foram pessoas que erraram em suas vidas, mas sempre buscaram a partir da sua Fé e do encontro com Jesus de Nazaré, viver cada vez mais segundo os valores do Evangelho. E assim são nossos jovens, imperfeitos, mas sempre capazes de superar suas dificuldades pois tem sua fé enraizada e edificada em Cristo, o Jovem de Nazaré!
Nenhum comentário:
Postar um comentário