O calendário litúrgico da Igreja Católica, no 50º dia após a Ressurreição de Cristo, celebra o Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria. Ali foi celebrado, pela primeira vez, o sacramento da Crisma.
O livro dos Atos dos Apóstolos narra que, a partir daquele momento, os discípulos de Jesus foram nutridos de coragem e força para evangelizar.
E a cada ano, relembramos que também nós, cristãos crismados, somos discípulos missionários, seguidores do Rei e continuadores de Sua missão.
O Pentecostes, renovação do batismo e reafirmação dos dons recebidos naquele sacramento, nos faz amadurecer na fé. A partir do momento em que se realiza o Pentecostes em nossa vida, deixamos de ser meros expectadores que apenas recebem os ensinamentos, e passamos a ser evangelizadores, praticando aquilo que foi aprendido, vivenciado, e partilhando com o próximo os dons que o Espírito Santo manifesta em nós.
Portanto, essa solenidade não é apenas uma lembrança do que aconteceu no passado, mas uma convocação a todos a saírem de seus lugares e irem pelo mundo, anunciando o Evangelho. O próprio Jesus nos disse que a quem muito foi confiado muito será cobrado, ou seja, todas as graças e dons recebidos devem ser partilhados para que possamos conquistar, ao final, o prêmio da Vida Eterna em Cristo.
E para isso, não é preciso ter curso superior ou ser bom em oratória, pois o Paráclito coloca nos lábios dos seus eleitos as palavras que devem ser proferidas, palavras de conversão, cura e libertação.
Portanto, não tenhamos mais medo de proclamar a Boa Nova de Jesus, pois o Espírito Santo já veio nos dar muita coragem e força para seguir.
Comece em sua casa, em seu grupo de amigos, na catequese, em sua comunidade; não importa onde, apenas deixe o Senhor falar através de você, pois os operários são poucos e a messe é grande. Seja mais um operário de Deus!
Que o Senhor nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário